Portas Lógicas



O que são 

As portas lógicas são os blocos construtivos de computadores. A maioria das funções num computador, exceto certos tipos de memórias, são implementadas com portas lógicas. 

Usadas numa escala de integração muito ampla. Por exemplo, um microprocessador, a principal parte de um computador, é construído com centenas de milhares ou ainda milhões de portas lógicas. 




Porta Lógica NOT

A porta NÃO ou inversora (NOT) utiliza o operador de inversão. Para um determinado valor na entrada, a saída possui um valor contrário ao da entrada. Se a entrada for 1, a saída será 0. Se a entrada for 0, a saída será 1. Ou seja, para um valor na entrada a saída será seu complemento, ou o inverso do valor na entrada.

Porta Lógica NOT


  

Porta NOT em Verilog:



Porta Lógica AND

Para se explicar o funcionamento da porta E (AND) pode-se fazer um paralelo com um circuito com interruptores, como na figura abaixo. Para que a lâmpada acenda é preciso que os dois interruptores estejam ligados.

Analogia com a porta lógica AND



As portas lógicas E (AND) utilizam-se do operador de produto lógico. A saída é igual a 1 se todas as entradas for 1. A saída é igual a zero se ao menos uma entrada for 0, se todas entradas não forem 1.



Porta Lógica AND




Porta AND em Verilog:


Porta Lógica OR

Uma forma simples de se entender o funcionamento da porta OU (OR) é pensar em um circuito com interruptores em paralelo, como na figura abaixo. Para que a lâmpada acenda é preciso que um dos dois interruptores esteja ligado.

Analogia com a porta lógica OR



A porta lógica OU (OR) utiliza-se do operador de soma lógica. A saída é igual a 1 se pelo menos uma das entradas for 1. A saída é igual a zero se nenhuma entrada for 1, todas forem zero.

Porta Lógica OR





Porta OR em Verilog:

 

Porta Lógica NAND

A porta lógica NÃO E (NAND) utiliza-se do operador de produto lógico e o de inversão. A saída é igual a 0 se todas as entradas for 1. A saída é igual a 1 se ao menos uma entrada for 0, se todas entradas não forem 1.

 

Porta Lógica NAND





Porta NAND em Verilog:


Porta Lógica NOR

A porta lógica NÃO OU (NOR) utiliza-se do operador de soma lógica e o de inversão. A saída é igual a 0 se pelo menos uma das entradas for 1. A saída é igual a 1 se nenhuma entrada for 1, todas forem zero.

Porta Lógica NOR



Porta NOR em Verilog:


Porta Lógica XOR

As portas lógicas OU EXCLUSIVO (XOR) utilizam-se do operador de soma lógica, com um círculo. A saída é igual a 0 se as entradas forem iguais. A saída é igual a 1 se as entradas não forem iguais, se uma delas diferirem das outras.

Porta Lógica XOR






Porta XOR em Verilog:


Porta Lógica XNOR

As portas lógicas NÃO OU EXCLUSIVO (XNOR) utilizam-se do operador de soma lógica, com um círculo e o de inversão. Tem as saídas inversas da operação XOR. A saída é igual a 1 se as entradas forem iguais. A saída é igual a 0 se se as entradas não forem iguais, se uma delas diferirem das outras.

Porta Lógica XNOR






Porta XNOR em Verilog:

Fontes: Embarcados

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem